quarta-feira, 10 de junho de 2009

Projecto “Trading Cultures” avante!

Um grupo de alunos do 12ºA desenvolveu um projecto de intercâmbio, para a disciplina de área de projecto, com uma escola de Ohio, EUA, denominado “Trading Cultures”.

Já com a parte mais significativa do projecto concretizada, a viajem ao estado de Ohio, EUA, o grupo de alunos esclareceu-nos os principais objectivos e características do “Trading Cultures”.
O projecto surgiu na mente de Ana Rainho, que contou com a ajuda dos seus quatro colegas, Ana Rita Fernando, Joana Rosado, Pedro Pacheco, e Sara Silveira, do professor orientador da disciplina Prof Filipe Henriques, da Prof. Sara Ribeiro, que já detinha experiência de intercâmbios com outros países, e mais ainda com a ajuda de uma colega que se encontrava a estudar em Ohio, facilitando assim as comunicações com a escola alvo.
Os grandes objectivos do projecto, como afirmou Sara Silveira, foram “divulgar o nosso país e o conselho de Cascais na escola de Ohio, promovendo assim a cultura e alguns hábitos portugueses, e também mostrar um pouco da nossa língua portuguesa.”,”No entanto, não deixámos de revelar a nossa intenção de criar um intercâmbio que tenha continuidade no futuro”, acrescentou Ana Rita.
Este trabalho necessitou de grandes apoios, em que estiveram envolvidas as câmaras de Cascais e Sintra, e o turismo do Estoril, em que “todas estas entidades forneceram materiais de propaganda e algum apoio económico”, sublinhou Pedro Pacheco. Ana Rainho ainda frisou que “a nossa escola deu o apoio essencial, apoio institucional”.
Joana Rosado referiu que “a viagem superou todas as nossas expectativas”, em que os aspectos mais marcantes foi o facto de haver aulas bastante diversificadas, muita interacção e interesse pela cultura portuguesa demonstrada pela população de Ohio.
No entanto foi evidente o choque de culturas, afirmou Sara Silveira que “a comida é, na maioria, à base de hambúrgueres e alimentos do género”, e as escolas têm um regime muito mais duro em comparação com as escolas portuguesas.
Segundo Joana Rosado e Ana Rita, o futuro do projecto passa agora pela sua apresentação final, com relatório da viajem, às diversas entidades que patrocinaram o projecto, para que haja potenciais interessados na sua continuidade no próximo ano lectivo.
O mais valorizado neste momento seria ter, já este ano lectivo que se segue, um ou mais alunos da escola de Ohio, interessados em estudar em Portugal, promovendo assim o intercâmbio entre as duas escolas, acrescentou Ana Rainho.

Sem comentários: