quinta-feira, 11 de junho de 2009

Será importante aprender outra língua?

Quando era pequeno costumava dizer: “Inglês? para que é que vou aprender isso se eu quero ficar em Portugal?”
Na altura, não fazia a mínima ideia de como é importante saber comunicar não só em português, mas também, em outras línguas. Estamos num mundo global, num mundo em que a língua inglesa é como uma segunda língua mãe, e por muito que queiramos não podemos ignorar esse facto. Somos bombardeados diariamente por línguas estrangeiras no cinema, na musica, na publicidade, na televisão, até nos estudos, havendo algumas faculdades em Portugal que se dão aulas em inglês.
Nesta fase da minha vida, e como é normal em todos os jovens, tenha grandes objectivos de carreira e para os atingir pretende ir além de fronteiras, para obter conhecimentos mas também para os aplicar.
Enganamo-nos se pensamos que não é importante aprender outras línguas, quer em termos de comunicações quer em termos de relações sociais.
Assumo que mudei completamente de opinião. Como referi no inicio, em pequeno, nem saber da existência de outros povos, outras línguas, hoje, não só estudo inglês como também estudo espanhol. “España és aqui al lado, chicos!”
Não vejo nenhum inconveniente em saber outras línguas. Aliás, sou da opinião que cada pessoa deveria falar fluentemente duas línguas, e devo dizer também, que muito do esforço a realizar tem de vir das entidades responsáveis pela educação. No entanto, num pais como Portugal existe, ainda, um elevada taxa de analfabetizaçao , sendo prioritário ensinar ao povo a falar a sua própria língua, a sua língua materna.
Pedro Pacheco
12ºA

Sem comentários: